Carta pra minha mana feminista

Minha irmã, querida irmã,

Escrevo-lhe porque não sei falar.
Escrevo-lhe porque estou incomodada com suas atitudes.
Escrevo mesmo porque quero encontrar a melhor solução para resolver qualquer problema.
Sinto-me feliz em te ver mais perto cuidando da mãe, sua preocupação com a casa que é  sua, e, saiba, que eu nunca esqueci disso. A verdade é que estou aqui há 4 anos vivendo de favor por inúmeros motivos, deixei meus projetos de lado, acomodei meus sonhos, guardei minhas metas... Mas tudo isso é por tempo indeterminado. Esse tempo quem vai determinar não sou eu, nem você, infelizmente. E isso eu não vou mudar.
E eu não vou mudar por causa dos nosso pais. Isso pode não ser motivo forte para os outros, mas pra mim é o meu maior propósito para 2014.
Mana, não quero te julgar, nem entrar em atrito com você, nem quero que você mude, mas estou incomodada com seu modo de agir comigo ultimamente. E, relembrando um pouco o passado, você já agiu assim comigo em vários momentos e sempre errou...
Não quero ficar agradando ninguém, nem tentando provar minhas certezas para os outros, mas estou lhe sentindo por perto como uma ameaça, quer dizer, explicando melhor, quando você está perto de mim é como se eu fosse uma ameaça para meus pais, como se eu estivesse com maldade na sua casa, como se eu estivesse abusando da vulnerabilidade dos nossos pais e querendo tudo para mim. Eu sinto sua energia ruim de raiva e desconfiança para comigo e choro muito por isso.
Te ouvir falar mal de nossas outras irmãs hoje me magoou tanto. Ninguém está extorquindo nossos pais não, Mana. Ninguém quer roubar a paz, o sossego, o dinheiro, a saúde, a velhice deles, não, mulher. Pelo amor de Deus trabalha essa maldade dentro de ti, que faz você ver tudo de ruim ao seu redor... Isso persiste desde a minha adolescência, pois eu me lembro disso...
Você tem suas certezas, suas verdades, prioridades e conclusões mas não pode ficar julgando e agindo como a juíza de quem te rodeia. Pra você não vale muito mas cada pessoa tem seu jeito de ajudar, espero que você aprenda a olhar para o lado e ver a bondade de cada pessoa com suas limitações.
Eu quero muito sentar e te ouvir, ouvir você falar tudo o que pensa sobre mim, sobre meus filhos, sobre o que você queria que eu fosse. Mas pensando bem, o que você pensa sobre mim não me interessa, o que me interessa agora, e sempre, é se você quer que eu fique na sua casa, que moro nesse tempo todo, junto com meus pais e meus filhos.

Isso eu quero saber. Porque eu não quero nada do que é seu. Eu não quero nada do que é dos meus pais. Eu não quero nada de ninguém.

Hoje tive um Natal triste só por causa disso. Mas estou superando, porque tenho muita coisa pra ser feliz!!!

Ainda te agradeço por tudo de bom que você fez e faz por nós, mesmo com essa maldade no coração.
Eu peço, sim, a Deus que ele ilumine teu caminho. Suas vitórias não são em vão. Suas derrotas também não.

Apesar de tudo, eu te amo muito e vibro com seus sucessos... Sei que lá no fundo você só quer se encontrar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha