Sobre suicídio

Uma coisa aconteceu comigo ano passado que me fez repensar o trato com minha filha mais velha.
Ela sempre foi uma aluna exemplar, muito inteligente, legal com todos, prestativa, alegre demais, carinhosa... bem parecida com todos da família.
Eu sou uma mãe amiga, deixo ela viver com a educação da minha mãe, enquanto sou a provedora das coisas dela. Na realidade quem cria é a avó mesmo. E ano passado ela tirou notas muito baixas, estava displicente, rebelde, descuidada dos estudos, coisa que nunca aconteceu.
Eu, achei por bem, tirar o celular dela por alguns dias enquanto ela recuperava a nota na recuperação da escola.
Ela entrou em desespero, ficou revoltada, chorou, se trancou... e depois de uns dias a mãe de uma das amiguinhas da escola dela me ligou dizendo que a minha filha tomou um remédio controlado do meu irmão, que é especial e toma remédios fortíssimos pra se matar...
Antes a minha irmã havia me mandado uma foto dela dormindo toda largada e achou estranho ela dormir o dia todo.
Eu perdi meu chão e me vi na situação de chegar e ver minha filha morta por uma coisa que, PRA MIM, é bobagem.
Eu conversei com ela depois, choramos muito, ela calada, eu falando de todas as coisas que já passei, tive depressão aos 16, a idade dela, sofri muita coisa, tenho traumas, mas nunca pensei em me matar. Ela disse que não teve a intenção, só queria fazer algo pra chamar atenção (o que eu entendi)... Mas hoje eu sou a que conversa, brigo mas tenho medo dela fazer de novo. O comportamento dela melhorou, mas ainda é muito rebelde, acho normal pela idade. Mas a ausência do pai sempre me deixou apreensiva e hoje ela sente muito....
Enfim, quando vejo casos de suicídio entre jovens só digo: ELE NÃO QUERIA ISSO, SÓ QUERIA RESOLVER UM PROBLEMA QUE DOÍA.

A pessoa não quer acabar com a vida, ela quer acabar com a dor.
Ninguém quer o seu próprio mal, quer o seu bem. Quer resolver uma dor da alma que não sabe como resolver. O desespero é passageiro, mas causa muitos estragos, as consequências são eternas.

Espero que as pessoas acalmem suas almas e procurem ajuda. Falem. Se expressem. Busquem respostas. Vejam outros lugares. Conheçam outras pessoas.

A dor passa. A mágoa passa. O tempo é Deus, cura tudo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha