Exame de consciência, como me perdoar?

Ontem acordei com um despertar de meu próprio vício de olhar com ênfase o erro das pessoas e exaltar isso nelas. Isso faz com que eu admire mais quem eu não conheço do que os que estão do meu lado. É triste isso, mais triste ainda admitir isso. Mas eu sou viciada em observar minuciosamente as pessoas, suas atitudes, seu modo de ver o mundo, seu jeito de agir em pequenas coisas, em situações corriqueiras e julgá-las. Isso me faz juíza e detentora de uma autoridade moral que na realidade eu não possuo, e sei até que quem a possui já descobriu desde cedo que é um erro julgar, analisar, medir os defeitos alheios, sendo eu detentora de milhares dos mesmos defeitos. E mesmo que não fosse, não teria esse poder.
Nossa, como é doloroso ver de perto um erro desse. Como é doloroso ver que magoo as pessoas com meus pensamentos nojentos de certo ou errado, de merece ou não merece minha aprovação. Quem sou eu, afinal?
Tantos amigos que eu aponto só o lado ruim. Tantas pessoas que cito em meu dia dia através dos vacilos que cometem sem nem perceber. Tantos momentos em que me vi, na memória, colocando uma pessoa cheia de qualidades, de virtudes, de benfeitorias na cadeira de réu como se fosse um ser criminoso e merecesse castigo.
Eu sou uma boba mesmo.
Nem conseguia olhar para mim mesma. Nem espelho eu tenho para poder ver em meus olhos tamanho vacilo. Como eu estava errada, meu Deus!!!

Hoje estou tentando me perdoar por essa sandice toda. Nossa, como é difícil. Dá vontade de me colocar na forca, isso sim!!!
Mas eu tenho que ter atitude de mudar e um senso do ridículo de me olhar nos olhos, através de um espelho para acordar e nunca mais julgar o que eu tenho como conhecimento de erro.
Eu nem sei o que é certo e o que é errado nesse mundo ainda.
Nossa!!!

Hoje eu quero me redimir. Parar de olhar o lado ruim dos outros e colocar uma luz em meus olhos, a LUZ DE DEUS, que em sua grandiosidade me deu essa chance de me melhorar mais uma vez. Sou grata, eternamente.

E que eu consigo me perdoar um dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha