Coração leve

E ontem eu fui muito ofendida. Permiti-me ofender para entender que sentimento estava naquele coração. Deixei-me ser desrespeitada para sentir a energia que saía daquele corpo bilioso. Baixei a guarda, fui paciente, ouvi, olhei, falei o necessário e até alterei a voz para ter uma resposta verdadeira: Quem é você?

Quem é você que odeia o meu jeito de amar?
Quem é você que odeia meus carinhos, minha atenção, meus cuidados?
Quem é você que não suporta o romantismo, do séc. XIX, e não admite que hoje uma mulher mais velha que você não sinta um amor tão romântico por você?
Quem é você, Menino Bonito por fora, que está tão podre por dentro, vendo tudo ao seu redor um escuro sem fim. Tudo o que é belo e claro lhe faz mal, lhe incomoda, lhe causa ódio. E pra que odiar tanto? O que te magoou tanto nessa vida pra você expulsar o que é bom de perto de você e se trancar nessa masmorra fétida que se tornou o seu coração?
Quem é você, garoto? Por que ofender tanto uma pessoa que só disse que está apaixonada por você? Que só disse que quer te esquecer por não ser correspondida? Que só disse que chora num quiosque por culpa sua porque você não está lá ao lado dela pra receber todo esse amor?
Quem é você que está com tanto desespero no olhar? Que está com tanto rancor no tom de voz? Que está com tanta energia ruim saindo pelas mãos e passando pra quem você toca?
Eu te pedi um abraço. Não pra receber o teu pior. Mas só pra te passar um pouco de paz interior. Eu te dei um abraço fraterno pra você se acalmar, pra parar de tremer de tanto ódio, pra respirar todo aquele rancor.
Menino, eu tenho certeza que não te fiz nenhum mal. E aquela sua dor não fui eu quem causou. Você até chegou a me xingar de tanta coisa, mas no meio daquela falta de respeito você disse: 'Não é errado o que você sente por mim.' - 'Eu não te odeio, eu odeio esse seu jeito de ser.' 
E no meio de tanta ofensa eu vi um garoto em desespero, querendo ser entendido em toda aquela dor que te banha e te faz tremer. Teu corpo tremia num abraço, tremia de ódio, tremia de rancor, tremia de um desespero profundo que eu não consegui te alcançar.
Eu tentei te oferecer minha mão pra te resgatar desse poço sem fundo que você está mergulhado. Mas você não consegue ver.
Ontem, fui dormir com o coração tranquilo, dormi com tanta paz no meu interior, que, mesmo sem saber o porque, pois fui tão ofendida, tão desrespeitada, mesmo sem saber o porque eu fiquei feliz por estar te amando nesse momento.
Sei que aquela noite foi a última vez que encostei em você, não mais entrarei no teu caminho, o que era pra acontecer já aconteceu, e não foi nada carnal entre nós, foram só nossas almas que precisavam se encontrar, eu precisava sentir seu espírito e você, mesmo sem saber, precisava sentir o meu espírito por perto. O resto é muito pequeno. Que esse sua má impressão do meu amor passe. Que esse ódio se dissipe num copo de água que beber nesse momento. Que todo o rancor que guarda do mundo aí nesse coração enorme se transforme em luz e te tire desse desespero. Por trás desse monstro que me apareceu ontem existe um ser de luz, eu sei.
Meu coração está leve, tão leve, tão leve, que eu já perdoei tudo, já me alegrei com tudo o que de bom me aconteceu através de você e já agradeci a Deus por você existir.
Só peço a Nosso Senhor Jesus Cristo que te guie no caminho do bem e te tire dessa escuridão interior.
EU TE AMO, VIU!!!



...



"Hoje eu quero apenas aceitar que... 

Mas a primeira impressão que eu tenho quando ouço ou penso em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é que eu estaria me submetendo ou me subjugando a ela. Quem sabe, até mesmo desistindo de lutar ou desistindo de mudar, sendo fraco.

Na verdade se eu quiser mudar algum aspecto da minha vida em relação a mim mesmo eu devo começar aceitando esse fato que precisa ser mudado.

Está bem. Confesso que é muito difícil aceitar uma perda material ou afetiva, aceitar uma dificuldade financeira, passar por uma doença, até mesmo uma "humilhação" ou uma "traição" e outras tantas situações.

Por mais que ninguém tenha o direito de entrar na vida de outra pessoa, que não seja para lhe fazer algo de bom.

Isso acaba acontecendo de alguma forma. 

Mas aceitar é um ato de força interior, de grande sabedoria e de humildade. 

Já que existem inúmeras situações que eu não posso mudar no momento em que elas acontecem, aceitar é compreender que as pessoas são como são e dificilmente mudam, na verdade não posso contar com isso. 

Quem muda sou eu por minha escolha e vontade própria, portanto, se eu não aceitar que é assim, o que eu estarei fazendo é insensato e insano.

Assim, quando eu tento resistir a tudo isso, brigando, me revoltando, negando a situação e ficando deprimido, entrando em desespero, indignado, querendo colocar a culpa em alguém ou me culpando por isso, estou apenas reagindo com minha emoção carregada de raiva. 

Raiva do outro e raiva de mim mesmo e raiva da vida. 

Uma coisa é certa. A raiva destrói, desagrega e desarmoniza qualquer pessoa e ambiente onde ela é exalada ou sentida.

Portando, quero que você também entenda que a aceitação é uma força que você desconhece porque está condicionado a lutar, esbravejar, brigar, por aquilo que quer, por aquilo que você é pensa e acredita.

Esse aceitar do qual estou falando, é você estar lúcido e consciente do momento presente como você é. Assim, Eu também me aceito como eu sou. Aceito a vida como ela é e se apresenta, por que também aceito que tudo está coordenado por uma poderosa lei. A Lei da ação e reação.

Ao aceitar estou simplesmente expandindo minha consciência para encontrar as respostas, as soluções, o alívio dentro de mim mesmo. Aceitando que minha dor é minha apenas e ninguém a quer pra si.

Por isso eu precisei aprender que aceitar se refere ao momento presente, ao aqui e agora e no mesmo instante que eu aceito isso, me entrego ao que a vida tem a me oferecer. 

Logo sou tomado por novas ideais, vejo uma nova direção e saio do sofrimento deste momento.

Permitindo a vida desabrochar em mim, para que eu possa vivê-la bem. 

Aceito que o Divino Criador do Universo, me criou para ser feliz, não para passar meus dias perdidos lamentando e sem tomar atitudes.

Por mais duro que isso me pareça, eu sei que recomeçar é preciso quando o que tenho já não me satisfaz mais. 

Desta maneira eu tomo consciência de que recomeçar é sempre possível, quando eu colocar de lado minhas dúvidas. Pois perdedor na vida não é quem tentou e não conseguiu, mas sim aquele que abandonou a coragem, a fé e principalmente a confiança em si mesmo.

Aceite a ideia de que recomeçar é a maior oportunidade que você tem em sua vida, para dar um novo rumo à sua história."


Sigmar Sabin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha