Sobre educar nossos filhos

E só me veio à cabeça: COMO FALAR COM MEUS FILHOS SOBRE SEXO? Acho cedo demais, 11 anos, mas pelo visto já pode ser tarde demais. Mesmo vendo-a brincando de boneca com as amigas, dançando inocente, sentando no meu colo, fazendo denguinho não me imagino tocando nesse assunto. Mas quando olho ao redor vejo meninas da idade dela engravidando, se apaixonando loucamente, tendo experiências sexuais sadô-masô, se entregando a um garoto por balada, ingerindo bebidas alcoólicas, se vestindo vulgarmente... e me pergunto: Meu Deus, qual o limite para falar sobre sexo com um filho? Quando saberemos a hora certa?
Eu me considero de mente aberta, mas na hora de tratar da minha cria eu sou conservadora, sigo a educação de meus pais e sou rigorosa na cobrança dos deveres deles.
Como saber que minha filha pode ter um surto de depressão e querer se enforcar com vergonha do que fez com os amigos?
Como acompanhar seu pensamento atual, sua conversa jovem, seu jeito de menina-moça ou de menino-homem, como lidar com o íntimo de um jovem hoje, Meu Deus?

O meu maior medo é eles não saberem lidar com as adversidades, com situações constrangedoras, com quedas que a vida sempre oferece para a gente aprender, com traições, violências, decepções de todas as formas.

Quero que meus filhos sejam conscientes quando crescerem, mas não quero pular etapas.
Como educar um filho?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha