Eu peço a Deus

Nem sei de nada, acho que nunca aprendi a rezar, eu sabia de tudo, recitava todas as ladainhas, os versos, o rosário, cantava as canções, rezava em alto e bom tom.
Nem sei de nada ainda. Eu sabia rezar. Nem sentia Deus em minhas orações, eu só repetia o que aprendi que era certo, e era certo rezar e repetir. Mas eu só queria sentir na reza o que sentia quando sabia que Deus estava comigo.
E eu acreditava que Ele estava sempre dentro de mim, no meio do meu coração, com uma luz, uma forte luz, brilhante, branquinha, branquinha. Aquela luz fica no meio da minha testa, entre as sobrancelhas, é forte, é branca, é viva.
E eu descobri através dessa luz que não sei rezar. Que preciso aprender a oração que Jesus nos ensinou, que Maria nos pregou, que o Espírito Santo nos inspirou.
E eu nem sei rezar. Mas agora eu sei que não sei de nada de Deus, não tenho poder, não sou mais, nem melhor, nem superior, nem potente o suficiente para mandar, ordenar, gritar, impor nada a uma formiguinha sequer.
E eu nem sei rezar a oração que Jesus nos ensinou além das palavras. Eu só sei das palavras. E isso não é nada.

Mas, eu vim aqui pedir a Deus que me dê discernimento para guiar meus filhos no seu caminho, o caminho certo, da luz, da vida eterna, do amor.
E se eu não souber, que ele faça isso por mim, que sou impotente diante de sua redenção.

Eu vim só pedir, porque eu esqueço de agradecer e de me arrepender de meus amargos erros. Era pra eu pedir perdão por ter magoado meus filhos com brigas, com irritações, nervosismos. Pra eu pedir perdão a meus pais pela incompreensão pela fadiga da idade, da luta, do caminho percorrido, deixando pra lá ofensas sem pensar, que aprenderam numa educação remota, dada por seus patriarcas, que passou pra mim, que passo pros meus agora. Culpa? Não. Ninguém. Pedir perdão aos outros pelo imenso egoísmo adquirido em longos e crescentes anos... Perdão por não ser diferente, não ser outra pessoa além de mim.
Hoje eu quero chorar, não porque sou infeliz, mas porque estou triste, por perceber minha fraqueza de não poder mudar o curso da vida, da cultura, da educação... não poder mudar um fio de cabelo que me cai cada dia. Eu sou um ser humano. E só.
Vim pedir, e o que a gente faz mais quando reza é pedir. A gente faz listas de pedidos ao fazer uma prece. E nem sabe o que é uma oração. Mesmo acreditando que sabe.

Pai, eu vim te pedir: me ensina a rezar como nunca soube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha