Sensação estranha: autoobservação

Perceber-se exagerando nas palavras
Perceber-se errando nas antigas ações
Perceber-se caminhando para um rumo sem sucesso, sem sentido
É levar um tombo
Mas só na primeira vez
Aliás, na primeira tentativa.

Olhar para onde pisa. (já ouviu esse ditado?)
Pare de olhar para o seu próprio umbigo. (esse é mais falado)
O mundo não gira em torno só de si mesma. (esse dói)
As coisas não são sempre do jeito que você quer. (essa faz crescer)

Frases feitas
Frases de efeito

Mas não fazem uma pessoa mudar, nem parar pra pensar.
O que faz uma pessoa se observar mesmo, é a experiência. E isso depende muito de quem passa pela experiência. Conheço muitas pessoas que não aprendem com os erros, com os acertos, nem seus e nem de quem os rodeia. Conheço pessoas que nunca cresceram, mesmo a vida dando um freio na imaturidade delas, sua natureza é irreal. Conheço também grandes almas, que, com os tropeços, se tornaram seres iluminados, tranquilos, sábios de si mesmo. Conheço mais um pouco de mim mesma. É pouco, eu sei, mas já me ajuda bastante a dar um passo de cada vez na vida.
Eu sei que eu não quero mais imaturidade, não quero mais egoísmo, não quero mais orgulhos exagerados, não quero mais mentiras, falsidades, caridades sentimentais, traições bobas, enfim, eu não admito mais na minha vida nada que não tenha em primeiro lugar o respeito.

E respeitar não é olhar e dizer: tudo bem se é assim...
E respeitar não é sentir e afirmar: tá certo o que você pensar...
E respeitar não é fingir que sabe o que é respeito.

Respeitar em primeiro lugar é calar. Depois observar o que discorda. Depois analisar se o que discorda e o que concorda vale a pena discutir. Depois e só depois, colocar a mão no ombro e dizer: nós precisamos entrar num consenso e nos respeitar.

Se somos diferentes (porque todos nós nesse mundo somos diferentes, na essência, na natureza) precisamos saber o que nos une, e se o que nos une é maior que nossas diferenças ( o Amor é maior que todas) então sentimos a necessidade de usar e usufruir desse dom maravilhoso que é o respeito.

Respeitar religião, mesmo não gostando dos princípios.
Respeitar escolhas, mesmo detestando as consequências.
Respeitar sonhos, ações e até reações, mesmo se magoando com tais.
Isso é ter uma coisa, que pra mim é uma relíquia, das mais preciosas num ser humano: a grandeza.

Ter grandeza na alma, é saber deixá-la livre, sem perdê-la.

P.S.: Eu tenho muito a aprender, mas já posso ensinar algumas coisas que aprendi. Com respeito, é claro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha