Origem da Família Guimarães Rocha



O sobrenome Guimarães vem da palavra Vimaranes, alguns acreditam que a palavra venha da palavra germânica Wigmar, que significa cavalo de combate, dai surgiria o nome próprio Wimara, e consequentemente o nome de lugar Wimaranis, que significa terra de Wimara ou terra de cavalos de batalha.
O sobrenome se originou em uma região no norte de Portugal de mesmo nome, outrora chamada de Vimaranes, de onde acreditasse ter partido os primeiros conquistadores do território português, por isso o nome Vimaranes ganhou o sentido de conquistador, nesta região foi construída a cidade de Guimarães, por volta do século X, primeiro foi construído ali um mosteiro e logo após um castelo, o que atraiu pessoas que se fixaram ali, criando a cidade, o mosteiro recebia fartas doações de nobres e ate de reis, com isso, ele se transformou no Mosteiro Real Colegiada, que se tornou um local de peregrinação que atraia muita gente, o sobrenome Guimarães teria surgido no uso do nome desta região para indicar de onde essas pessoas vinham. Para os portugueses Guimarães é o berço da nação portuguesa, já que ali foi a capital do condado de Portucale instituída por D. Henrique e foi também o provável local do nascimento de D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique e o fundador do Reino de Portugal. Isso impulsionou a assimilação do sobrenome Guimarães pelos seus habitantes.



A Família Guimarães Rocha tem sua origem através de 7 irmãos, que vieram de Portugal, da Cidade dos Guimarães, com o sobrenome Gonçalves, que aportaram no Maranhão e se espalharam no país honrando o sobrenome em homenagem a sua cidade natal.
Francisco Guimarães, se estabilizou na Fazenda Liberdade, onde casou com a filha do dono da fazenda e constituiu grande família. Tendo perpetuado seu sobrenome por várias gerações, quebrando até mesmo tradições de que esposa adotaria nome de marido, suas filhas, parentes e afins não modificaram seu sobrenome (só acrescentando, acho). Pouca coisa se sabe dele, pois após sua morte, por tradição, seus pertences foram confiscados da esposa. Vovó disse que era um baú cheio de histórias sobre a origem dele.
Essa história foi contada por minha avó Maria Machado, que depois de casada adotou o nome meu avô, que faleceu 2 meses antes de eu nascer (há 33 anos), Severino Guimarães.

Comentários

  1. eu sou francisco mendonça guimraes junior e acho que nao é conhecidençia.. (82-91768890) e sou filho de francisco mendonça guimaraes naturalde paraiba

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Luis Augusto Barbosa Quaresma e sou descendente da família Guimarães e moro em Belém do Pará, pelo lado da mãe de minha avó eles são Maranhenses pelo que se consta, o nome de minha tataravó é Dinamérica Rita da Costa e seu esposo Ignácio Gonçalves Guimarães, não sabemos muito deles, os filhos deles eram Osires, Veronésio, Rosmundo e Odinéia todos Gonçalves Guimarães e a parte, só pela minha tataravó Zoroastro. já pelo lado do pai de minha avó eles eram paraibanos, a minha tataravó chamava-se Josephina Ribeiro Guimarães e depois de Casada tornou-se Josephina Ribeiro de Almeida, e tinha um irmão por nome Juvenal Ribeiro Guimarães casado com Eufrosina, será você saberia me informar algo a respeito de alguma possível ligação familiar entre nós dois? estou montando a árvore genealógica e realmente estou em busca de parentes para compô-la. muito obrigado e aguardo possível resposta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FALA PRA MIM, O QUE VOCÊ PENSA?

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha