A Fafá


Fátima Guimarães, a mãe das 3 Marias. Mas antes de ser essa grandeza ela é a minha alma gêmea, foi dela que herdei o espírito aventureiro e corajoso que libertei aos 16 anos depois de uma forte depressão, onde fui curada pela experiência, força e coragem dessa mulher, que na época era livre, sonhadora, sem medo e artista. Ela cantava, dançava, contracenava e inventava muito. A minha paixão por televisão nasceu dela que em 1987 começou a trabalhar na antiga TV Timon, como produtora do programa de Donizetti Adalto e Carlos Moraes. Eu a acompanhava quando pudia e vivia pedindo pra trabalhar lá, pra mim ali era a caixinha mágica da minha vida. E se tornou porque quando fui escolher meu rumo na vida, optei por algo que me levasse aquele lugar, coisa que 10 anos depois aconteceu e me fez uma radialista, editora de imagens. Mas não foi só a paixão por TV que herdei dessa nega, não. Foi a paixão pela escrita, a paixão pela capoeira, a paixão pela psicologia, pela compreensão, pela grandeza, pela amizade, por outras artes que não gostava e por isso não procurava conhecer, mas ela me ensinou a observar o que estava ao meu redor, sem julgar se me agradava ou não.
A Fá é única, como todas as 7 Guima. Mas nós temos uma sintonia fortíssima, quando eu sinto ela sente, quando eu penso ela pensa. E mesmo nossos caminhos terem nos distanciado muito, nossas escolhas são parecidas, nossas experiências são complementares a nossas buscas e temos algo que não sei explicar que nos une. Hoje temos 5 filhos, assim, com as 3 Marias, Maria Clara, Maria Cecília e Maria Sofia, e Iza Maria e Iago Paz... com esses 5 nós vivemos uma amizade linda, os meus parece com ela, as dela parecem comigo. E até hoje ela chama a Maria Clara de Taty e eu de Maria Clara, por achar-nos parecidas, pode?
Tenho tanta coisa pra falar dessa guerreira de luz. Eu pareço tanto com ela, mas temos muitas coisas distintas, somos uma dividida em 2 caminhos. O que sou hoje devo muito a ela, pelos exemplos, pelos ensinamentos, pelas experiências vividas, em muito em tento copiar... só tem uma coisa que não consigo chegar aos pés é o seu imenso coração. Imenso, porque ela consegue perdoar com tanta facilidade, esquecendo, deixando guardado, que eu vejo ela dando a vida pra quem a magoou como uma santidade. Coisa que ainda não consegui, mas que tento todo dia, com todas as forças, com toda a inteligência.
E hoje sua grande paixão é Cinema Brasileiro, e isso eu também estou seguindo, porque contagia mesmo.
Mas ela tem muita coisa em comum com as outras 6: adora dançar, cantar, brincar, sorrir de besteiras. Só quer ser, a bicha. Ama a liberdade, tem gênio difícil, adora fazer novos amigos. Não tem medo de trabalhar, de recomeçar, de encarar o desafio.

Ela não é a Fafá de Belém, mas é a conhecida por todos no Brasil inteiro, a Fafá Guimarães. Pode perguntar.

Como as outras, eu te amo, mana véia.




Maria Clara (10), Maria Sofia (4) e Maria Cecília (8)

Comentários

  1. HUM...HUM...HUM...
    MERÃ, QUE É ESSA QUE EU QUERO CONHECER???
    KKKKKKKKKK
    A ÚNICA EXPLICAÇÃO, MINHA QUERIDA, É VIVER UM DIA DE CADA VEZ...EM DEUS...
    E NÃO SOU EXEMPLO PRÁ NINGUÉM...
    AMO VOCE...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FALA PRA MIM, O QUE VOCÊ PENSA?

Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha