Catástrofe no Rio de Janeiro, a culpa é nossa!
Imagina juntar 630 pessoas e ao mesmo tempo todas morrerem:
E aos mais de 13 mil desabrigados. Ou seja, sem casa, sem condições de uma vida digna, sem perspectivas de um amanhã.
E o que a gente pode fazer para isso nunca mais acontecer?
A gente chamaria isso de quê?
Culpar a quem?
Fazer o quê?
Culpar a quem?
Fazer o quê?
A catástrofe que está ocorrendo no Rio de Janeiro é de grande proporção. Uma dizimação do povo brasileiro causado aparentemente pela fúria da natureza, onde só se pode raciocinar, leigamente, como a mão de Deus sobre o homem, e só se pode é pedir perdão pelos nossos pecados porque o fim está próximo (de acordo com a história, só falta um ano para o resto do mundo).
Só que para um observador, isso é um descaso. Um descaso sim, da política nacional, da cultura de um povo em viver em cima da política da seca, política da subsistência, da política da enchente. Isso é um descaso social, onde fechamos os olhos para a pobreza, apaziguando com uma cesta básica a cada natal, onde damos um trocado no sinal vermelho, onde jogamos comida boa no lixo com a consciência de que tem milhares de famílias para apanhar, lá no lixão.
O problema é nosso, o descaso é nosso, o erro é nosso. Nós brasileiros que destruímos nossa natureza, nós brasileiros que desrespeitamos as regras naturais da vida, que poluímos rios, que desmatamos, que devastamos, que secamos, que desviamos o curso dos rios, que intoxicamos áreas naturais, que desertificamos matas, que sujamos nossos quintais, que jogamos lixo em nossos lagos.
Sim, a culpa é nossa. E nós é que temos o dever de pedir perdão e mudar nossa cultura do mais fácil viver sem pensar no nosso vizinho.
Rio de Janeiro pede SOCORRO!!!
Vamos socorrer o próximo, respeitando nossa natureza!!!
P.S.: Eu tenho certeza de que tudo o que aconteceu foi previsível. Sim, previsível. Estudiosos, políticos sabiam o que ia acontecer. E para os leigos era só observar o morro de longe. A natureza não é vingativa, ela não se defende, mas ela reage com as consequências. E isso se chama de reação natural. Se você quebra uma estrutura, o que está em cima cai. Normal, lógico, previsível. E ainda te digo mais: Há mais ou menos 10 anos foi alertado que em 10 anos isso iria ocorrer. Só que deram a importância a Nostradamus.
E não esqueçamos que a culpa é nossa. Não sabemos respeitar a natureza que nos rodeia.
Comentários
Postar um comentário
FALA PRA MIM, O QUE VOCÊ PENSA?